"Alguém certa vez disse que as histórias só ocorrem com aqueles que são capazes de contá-las.
Do mesmo modo, quem sabe, as experiências se apresentam àqueles que são capazes de vivê-las.”

(João Ubaldo Ribeiro)

Andanças, o livro





"Andanças - passos e espaços da dança de salão" trata da dança a dois sob diferentes olhares. Psicólogos, pesquisadores, professores, educadores físicos e, claro, dançarinos, contam o que pensam e o que descobrem a respeito de benefícios e motivos para que a dança de salão seja praticada - e levada a sério.

De distintas idades e estilos de viver, as pessoas se encontram em Andanças como fazem nos salões: despretensiosamente, com o intuito único de compartilhar. Eles nos contam o que experimentam a partir do "abraço", momento em que os braços se posicionam para então desencadear nos pés e nas mentes o momento de seguirem juntos um só trajeto, num único ritmo.

Andanças traz, em sua primeira parte, o que eu chamei de "movimento de translação": um passeio breve pelo mundo, espiando o surgimento dos ritmos e costumes dos salões. Uma retomada história pinçada da escassa (e controversa) literatura do tema.

O "movimento de rotação" é proposto na segunda parte, quando cada leitor, já um pouco abastecido e habituado, terá então as condições - e eu diria também, a espontânea iniciativa - de girar um pouco em seu próprio eixo. De entrar no salão até então só observado. Isto se dá por meio dos perfis que retratam a relação dos personagens com a dança a dois.

Este é Andanças, o livro-reportagem produzido sob orientação da minha eterna mestra e mãe acadêmica Rosangela Marçolla. Fizeram parte da banca de julgamento do trabalho os jornalistas Caio Albuquerque e Karenine Miracelly, aos quais agradeço infinitamente pelas palavras que ouvimos (Andanças e sua autora) naquela noite de 25 de novembro.

PS: Andanças não foi publicado. Dorme na estante minha pequena amostra, mas não empresto porque um dia pretendo torná-lo um livro de livraria de verdade.
O material disponibilizado neste site não é retirado do livro.



Amanda Reis - jornalista
abril/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário